0

GALINHAS AO POLEIRO As três nomeadas têm que 'cacarejar' uma verdadeira ode triunfal na Capoeira

sábado, 20 de novembro de 2010
A "Voz" chama as três nomeadas ao Confessionário. Andreia, Joana e Catarina encontram à sua espera três máscaras de galinhas brancas, bico amarelo e crista vermelha.

Ainda não sabem o que as espera mas diante dos disfarces já supõem o que pode estar por vir e todas se desmancham a rir descontroladamente.

A "Voz" nunca decepciona e tem um desafio glorioso para as três nomeadas. Devem vestir-se de galinhas, pegar nos três poleiros, dirigir-se à Capoeira que amanheceu no Jardim, entrar, e instalar-se confortavelmente porque durante a próxima hora estarão de plantão.

A sua Missão consiste em fazer versos e rimas à desgarrada, com a palavra «galinha», a cada vez que o animal pisar o alvo circular que está colocado no chão.

Devidamente equipadas, Andreia, Joana e Catarina surpreendem os companheiros atravessando a Casa de penas inchadas, dentro das suas novas fatiotas.

Para lhes acelerar a criatividade, descobrem que o círculo está repleto de apetitosos grãos e que a galinha que lhes coube na rifa está verdadeiramente esfaimada!... Os versos têm que começar de imediato e, à medida que os minutos se sucedem, as três nomeadas já não querem outra coisa senão rimar e 'versejar'.
Estão imparáveis e determinadas a evocar todas as musas que lhes possam assegurar inspiração. Tudo serve de mote à verdadeira ode triunfal que se entregam a compor dentro da Capoeira.

Ivo, Zé Miguel, Vera e António vão passando por lá. Estonteados com a facilidade a que os versos e rimas lhes jorram, divertem-se com o humor em alta das três nomeadas. Só Vítor, Ana Isabel e Hugo F. resistem a dar um ar da sua graça no Jardim e nunca chegam a fruir o talento lírico de Andreia, Joana e Catarina.
A inspiração é tanta que as três soltam quadras, rimas e versos em catadupa, sem sequer esperarem que a galinha bique o círculo no chão da Capoeira.

0 comentários:

Enviar um comentário